Como incentivar seu filho a escovar os dentes?

A Salek Odontologia trouxe para vocês, sete truques bem práticos para incentivar seu filho a escovar os dentes regularmente – esse hábito tão importante em nossa rotina diária.

Ensinar e incentivar os pequeninos a escovar os dentes pode ser um trabalho difícil, por isso é necessário que se desenvolva o hábito de escovar os dentes desde muito cedo.

O ato de escovar os dentes é um aspecto importante na higiene pessoal e do ritual matinal em todo o mundo. Sua eliminação da rotina diária não é viável, mas as crianças geralmente detestam essa tarefa rotineira.

Deixar de escovar os dentes regularmente e adequadamente pode levar a cáries e outras ameaças à saúde oral das crianças.

Uma vez que é dever e responsabilidade dos pais garantir que os dentes de seus filhos estejam limpos, e o uso do fio dental após a escovação, pelo menos duas vezes ao dia.

Abaixo listamos sete truques para incentivar o seu filho a adquirir o hábito de escovar os dentes, de maneira prática e divertida:

1) Use o creme dental que as crianças gostam

Substitua o creme dental comum para os infantis que, além de serem bem coloridos, têm sabor doce, como de chiclete, morango, laranja, etc. Isso pode ser uma mágica para fazer as crianças desenvolverem o gosto pela escovação.

As crianças podem engolir acidentalmente a pasta enquanto escovam. Para isso, prefira usar creme dental livre de flúor, pois estes não são prejudiciais se caso ingeridos. Inclusive, hoje em dia também temos disponível o gel dental além de ser mais suave para as gengivas das crianças.

O cheirinho deste creme dental também é tentador o suficiente para as crianças adquirir o hábito da escovação diária.

2) Seja o seu exemplo

As crianças tendem a seguir o costume ou a rotina da casa. Portanto, é melhor que os pais escovem os dentes junto com os filhos. Assim, eles não só recebem assistência enquanto escovam, mas também podem aprender observando seus pais escovarem os dentes.

Ao escovar os dentes, os pais podem dar uma demonstração ao vivo de como limpar a superfície dos dentes. Para manter a higiene oral e corrigir os métodos de escovação.

O espelho na frente da pia torna a observação mais fácil. Este truque reforça o hábito de escovar os dentes duas vezes ao dia, já que as crianças tentam imitar os pais a maior parte do tempo.

3) Usando a escova apropriada

Esse é o truque favorito de todos os tempos para motivar os filhos a escovar os dentinhos.

As crianças geralmente têm um apego com personagens de desenhos animados. Se os pais puderem escolher as escovas de dente com os mesmos, certamente os encorajarão a praticar a escovação com essas escovas sofisticadas.

Imitar vinhetas ou conversas, entre seus personagens preferidos, além de divertido também pode incentivá-los a escovar. E principalmente, o tipo certo de escova de dente é a chave para uma higiene dental saudável.

4) Negocie com as crianças

Você não precisa negociar com balinhas, chocolates ou outros doces, para encorajar as crianças a escovar seus dentes duas vezes ao dia.

Por exemplo, ofereça a eles 15 minutos de TV, um livro especial, uma partida em um jogo de tabuleiro. Ou algum outro tipo de persuasão saudável para incentivar higiene oral diariamente e de forma adequada.

Até pode ser uma competição muito saudável entre irmãos: conceda um prêmio àquele que escovar duas vezes, sem nenhum lembrete. Pelo método de incentivos lucrativos, você pode salvar crianças de problemas dentários, como cárie, sensibilidade dentária ou canal radicular.

5) Tornar toda essa atividade interessante!

Invente algumas histórias que possam excitar ou forçar moralmente as crianças a escovarem os dentes, por exemplo.

“Há um dinossauro / germe na boca que machuca os dentes. E escovar os dentes é a arma para combater esses monstrinhos.”

6) Um leve toque nas gengivas

As crianças preferem sempre a escova com cerdas macias e que são suaves ao toque de suas gengivas. A escova com cerda dura pode criar dor nas gengivas dos pequeninos. Se isso acontecer repetidas vezes, as crianças não escovarão os dentes diariamente.

Neste caso, uma dica interessante é mergulhar por alguns minutos a escova em água morna, para suavizar ainda mais as cerdas.

A limpeza das gengivas é muito necessária para crianças de colo. Faça isso com um pano macio, massajando suavemente sobre as gengivas.  O tártaro ou a placa podem começar a se construir ao redor da linha da gengiva.

A prática de ter gengivas limpas desde cedo pode desenvolver pra o hábito de escovação regular, mais tarde.

7) Música divertida e animada enquanto escova

Tocando música animada enquanto escova faz a tarefa de rotina ser divertida e não uma tarefa árdua.

Um temporizador bem legal seria eficaz e útil para incentivar as crianças a escovar os dentes, por um total de dois minutos.

A música animada pode fazer o trabalho da escovação se tornar uma atividade divertida, enquanto os pais podem acompanha-los aprendendo e mantendo os modos de higiene bucal.

Mantenha a saúde bucal das crianças em dia!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *