O que é gengivite e como tratar?

Entenda sobre essa doença que prejudica as gengivas e saiba como impedir a gengivite.

Primeiramente, você sabe como a placa bacteriana pode ocasionar a gengivite? A placa bacteriana é um filme fino e pegajoso, composto por bactérias que constantemente se formam na superfície dos dentes.

Se a placa não for removida com a escovação diária, ela pode acumular e endurecer, formando o chamado ‘cálculo’ ou ‘tártaro’, que só pode ser removido pela equipe odontológica.

Então, à medida que o tártaro se forma perto da linha da gengiva a placa libera venenos nocivos, fazendo com que as gengivas fiquem irritadas e inflamadas. No entanto, se a gengivite não for tratada imediatamente, o osso que sustenta os dentes é destruído e, na sequência, dentes saudáveis ​​podem soltar-se e cair.

Sendo assim, a doença gengival pode causar graves infecções na boca, levando à queda de dentes ou a substituição.

Como saber se tenho inflamação nas gengivas?

A gengivite não dói, mas normalmente se apresenta como um inchaço e vermelhidão nas gengivas, que sangram quando escovamos ou limpamos entre os dentes.

No geral, as pessoas ficam preocupadas quando notam que suas gengivas estão sangrando: ou passam a escovar mais suavemente, ou param completamente. Porém, é importante continuar com a limpeza e cuidados diários, para combater a doença gengival.

Se o sangramento não desaparecer dentro de alguns dias, consulte seu dentista o quanto antes.

Como posso prevenir?

É importante remover a placa bacteriana e os pedaços de comida que restam nos dentes, com a higienização oral diária. Um enxaguante bucal antibacteriano também pode ajudar a prevenir a gengivite e a cárie. Por isso, peça para seu dentista lhe recomendar algum para ajudar a controlar a placa e reduzir a gengivite.

Inclusive, a Dra. Paula Salek recomenda algumas dicas importantes para beneficiar sua saúde bucal. Acompanhe os itens à seguir:

• Escove os dentes por dois minutos, três vezes durante o dia, usando creme dental com flúor.
  • Use uma escova de dente com cabeça pequena a média e com cerdas de nylon de ponta arredondada, macia ou média.
  • Faça pequenos movimentos circulares para limpar bem todos os dentes.
  • Troque sua escova de dente regularmente e pelo menos a cada três meses.
  • Limpe entre os dentes usando fio dental todos os dias.
  • Ingerir com menos frequência alimentos e bebidas açucaradas.
  • Visite o dentista regularmente, quantas vezes forem recomendadas.